Desde 1998 a Kia e a Hyundai já compartilham projetos, na verdade e as duas indústrias são uma só. Afinal, a Hyundai comprou o direito de controle da Kia durante a grande crise asiática e, assim, as duas juntas formaram uma gigantesca estrutura de vendas que lucra mais de 39 bilhões. Agora, a Kia compartilhará o projeto de suas SUVs e fabricará o seu próprio modelo da Hyundai Venue.
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Assim como já acontece em praticamente todas as categorias do mercado, a estratégia de equivalência de modelos praticada por Hyundai e Kia também será adotada no segmento de SUVs de entrada. Conforme relata nesta semana a imprensa indiana, a marca desenvolverá sua própria versão do Hyundai Venue e passará a ter representatividade no mercado de pequenos crossovers para enfrentar Ford EcoSport, Suzuki Vitara Brezza e Tata Nexon.
O novo projeto atende internamente pelo codinome QYI e já está em fase adiantada de desenvolvimento. A Índia será o primeiro país a recebê-lo, mas o alcance comercial será global – exatamente como já ocorre com o Venue.
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Detalhes sobre a novidade ainda são poucos, mas tudo indica que um conceito será apresentado em 2020 para avaliar a receptividade do público quanto ao design. Nesse sentido, são esperadas linhas dinâmicas e de apelo jovial, incluindo soluções como carroceria bi-color (com teto em tonalidades contrastantes) e diversas opções de personalização. Por dentro, a conectividade será bastante explorada, com direito ao mais moderno sistema de entretenimento da Kia, suporte para carregamento sem fio para celulares e, nas versões mais caras, sistema de internet a bordo. O acabamento também será diferenciado, incluindo diversas opções de textura e revestimentos, além de detalhes coloridos.
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A plataforma será a mesma do Venue, o que acaba por também confirmar a mesma oferta de motores. Entre eles, destaque para o 1.0 turbo GDI com potência de 120 cv, que poderá vir associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem. Uma opção turbodiesel também será oferecida. O lançamento oficial deve acontecer entre o final de 2020 e o início de 2021.
Em termos de tamanho, o novo SUV terá menos de 4 metros de comprimento e será posicionado abaixo do Seltos (rival de Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Honda HR-V), de modo a atuar nos mercados onde o Stonic (exclusivo da Europa) não é vendido.